quinta-feira, 22 de maio de 2014

Abelhas nativas em projeto de reflorestamento da Prefeitura do Estado do Rio de Janeiro.

Olá amigo meliponicultores e leitores do site, fico imensamente feliz em compartilhar esta postagem, pois estou auxiliando o primeiro projeto de abelhas nativas chamado “Rio de abelhas" desenvolvido pela GCL Consultoria e Gestão LTDA no Estado do Rio de Janeiro em área de reflorestamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio.
Tendo como principais objetivos:

1. Identificar e quantificar os tipos polínicos, por meio da Melissopalinologia.
2. Identificar as espécies vegetais consideradas nectaríferas e/ou poliníferas disponíveis nas áreas reflorestadas do Mutirão reflorestamento.
3. Elaborar um calendário de plantas nectaríferas e poliníferas das áreas reflorestadas.
4. Capacitar monitores nessa atividade para serem futuramente multiplicadores.
5.  Gerar dados científicos sobre o desenvolvimento das colônias de abelhas instaladas e a potencialidade da floresta implantada, que serão apresentados na forma de resumos e artigos técnicos e científicos em eventos afins. 


Isto nos mostra que a meliponicultura tem crescido no Estado Rio de Janeiro principalmente no que se refere a preservação do meio ambiente. 




















2 comentários:

  1. Olá, Christiano, parabéns pelo trabalho, tenho muita admiração por pessoas que são aliadas a natureza. Vc se lembra que eu comprei um kit atrativo, mas infelizmente até hoje não consegui capturar as abelhas. Será que é por causa da época que eu apliquei o atrativo? mas não vou desistir ,uma hora eu consigo. Eu já havia procurado aqui na minha cidade cursos,palestras... sobre meliponicultura mas não havia nada, e então em uma destas minhas pesquisas na net, entrei em contato com um professor da iftm e ele me disse que estão planejando um minicurso de meliponicultura aqui na cidade, e daí se ter tudo certo pretendo fazer o curso, estou muito feliz pois assim vou poder aprender mais....
    Depois mando fotos da minha caixinha de captura, pra vc ver se é apropriada.ok?
    Abraço.
    Maria Isabel
    Uberaba-mg

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria Isabel.

    Agradeço o contato.
    Fico contente em saber que você está incentivada em adquirir conhecimento sobre as abelhas nativas e tenho certeza que a Meliponicultura trará uma melhor qualidade de vida e conhecimento mais profundo da natureza.

    Realmente esta época de inverno e muito difícil de captura famílias de abelha nativa recomendo reforçar as iscas com própolis e cera e espalha mais iscas uma semana antes da primavera, mais tudo também depende da intensidade de abelhas na região.

    Vai nessa tua força, pois quem sabe será à maior meliponicultora do Brasil.
    Fico no aguardo das fotos mande para meu email nossaabelha@gmail.com.

    Abraço.

    ResponderExcluir

FAÇA SEU COMENTÁRIO