sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Abelhas Nativas na 13ª edição do projeto "Bio na Rua"

A 13ª edição do projeto “Bio na Rua” aconteceu ontem (08/9), das 9h às 17h, no jardim do Museu Nacional (MN) da UFRJ, que fica na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão.
Patrocinado pela Superintendência Geral de Políticas Estudantis (SuperEst) e com o apoio do Instituto de Biologia (IB) da UFRJ, o evento foi organizado pelo Centro Acadêmico de Biologia (CaBio) e por outras instituições, como o GreenPeace e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio).
O projeto “Bio na Rua” acontece em diversos lugares do Brasil e tem o intuito de trocar conhecimento entre a população e a comunidade acadêmica através da exposição de diversas áreas de pesquisa estudadas pelos biólogos em seu dia a dia.
Os universitários se dividiram em mais de 20 grupos dispostos em estandes, mesas e tendas pelo jardim do museu. Cada grupo abordou um tema diferente, que despertou o interesse e a curiosidade do público, como higienização das mãos, preservação do meio ambiente, vida de inseto, adaptações de aves marinhas, além da diversidade animal, vegetal e da ecologia das abelhas do Parque Estadual da Pedra Branca.







Colônia de abelha jatai encontrada em um troco de árvore ao lado do Museu Nacional.



4 comentários:

  1. Cristiano, que trabalho lindo vc faz, parabéns.
    Sou uma grande admiradora das abelhas, na minha casa tem uma colmeia da abelha jataí que está no muro, e estou querendo passar um enxame para uma caixa que eu comprei que é propria para jataí ,ela é vertical com varias repartições , e hoje mesmo o enxame esta bem alvoraçado e eu coloquei a caixa com um pouco de mel lá dentro mas elas não entraram, gostaria que me desse uma dica de como passa-las para a caixa, será que eu preciso de uma isca especial para elas?
    Obrigada pela atenção.
    Att,
    Maria Isabel
    Uberaba-mg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Isabel.

      Agradeço o contato.

      Para que você possa ter esta colônia de abelhas jatai que está no muro é preciso transferir o ninho junto com a rainha e os potes de mel e polem intactos para esta caixa. Caso preferir preserva-las no muro como colônia matriz é só fazer iscas com garrafa pet para capturar novas famílias. Todo cuidado é pouco para quebrar o muro na parte onde está o ninho para não romper os potes de mel e polém, recomendo primeiro você localizar os discos de cria e retira-los primeiro normalmente a rainha se encontra entre os discos e transferir para caixinha, depois pode retirar os potes de mel e polem que não estejam rompidos e passar também para caixinha é só colocar um pouco de cera na entrada da caixinha deixando o orifício da entrada desobstruído e posicionar a caixa na mesma direção da entrada da colônia que está no muro. As abelhas que estão voando ao redor como também as campeiras vão habitar na nova morada que é a caixinha de madeira onde já esta a rainha e os discos de cria. Mais duvida o mel e-mail é este nossaabelha@gmail.com.

      Abraço.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Cristiano, obrigada pela dica, vou optar por capturar uma nova família. Depois vou entrar em contato com vc por email.
    Abraço.
    Maria Isabel

    ResponderExcluir

FAÇA SEU COMENTÁRIO